Um movimento para preservar a Mata Atlântica e uma trilha que percorre toda a Serra do Mar.

Plus
  • CLIENTE WWF and Together
  • EXPERTISE Naming, logotipo e identidade visual
  • ANO 2015
  • DIREÇÃO DE DESIGN Gabriela Namie
  • DESIGNERS Gabriela Namie e Jun Ioneda
  • NAMING Teo Garfunkel
  • PRÊMIO Silver, A'Awards, Italy
  • EXPOSIÇÃO "MOOD" Ex Chiesa di San Francesco, Itália, junho, 2016
  • EXPOSIÇÃO Cube Design Museum, Holanda, agosto, 2016
  • EXPOSIÇÃO Bologna Design Week, Itália, setembro–outubro, 2016
  • EXPOSIÇÃO Shenzhen International Industrial Design Fair, China, novembro, 2016

CONTEXTO
A Mata Atlântica abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil. Após a colonização europeia e, principalmente, no século XX, ela passou por um intenso desmatamento e hoje resta menos de 10% de sua cobertura original.
Muitas cidades brasileiras contam com unidades de conservação, mas para conservar a Mata de verdade é preciso incentivar a ida do público urbano a essas unidades. Por isso, a WWF iniciou um movimento com tais objetivos, com direcionamento, planejamento e desdobramento em parceria com a Together.

SOLUÇÃO
A partir do acrônimo das expressões “bora” e “andar”, criamos o nome Borandá. A palavra soa como uma palavra indígena, é convidativa e bem-humorada.
Após a criação do movimento, diversas trilhas decidiram se unir criando uma longa trilha, que percorre toda a Serra do Mar. Ela foi nomeada de Caminho da Mata Atlântica. Tivemos o prazer de desenvolver a identidade do movimento e da trilha, cujos logos e identidades se baseiam no contorno das linhas da trilha.

Notícias

Greenpeace lança Revolução Energética na Folha de São Paulo

ler mais

Ontem, dia 23 de agosto, o Greenpeace lançou o projeto Revolução Energética, com design do Estúdio Barca. O lançamento contou com um debate promovido pelo jornal Folha de São Paulo. Participaram Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica; Ildo Sauer, vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativas de Gases de Efeito Estufa do Brasil e Amilcar Guerreiro, diretor de estudos de energia elétrica da Empresa de Pesquisa Energética.

 

fechar

Revista alemã Form entrevista Estúdio Barca

ler mais

Confira a entrevista na íntegra aqui: http://form.de/en/magazine/form266/files

fechar

Exposição dos vencedores do A’Awards começa na Itália

ler mais

A exposição dos vencedores do prêmio A’Awards começou no dia 9 de junho em Como, Itália. O projeto Borandá da Barca viajará junto com a exposição ainda para Bolonha, Holanda e China:

“MOOD” Ex Chiesa di San Francesco (Itália)
09-28 junho, 2016

Cube Design Museum (Holanda)
02 julho – 04 agosto, 2016

Bologna Design Week (Itália)
28 setembro – 01 outubro, 2016

Shenzhen International Industrial Design Fair (China)
06-08 novembro, 2016

fechar

A’Awards entrevista Gabriela Namie sobre o Estúdio Barca

ler mais

Confira na íntegra: http://tinyurl.com/jtd97pt

fechar

Gabriela Namie e Jun Ioneda falam sobre a identidade do Movimento Borandá

ler mais

Confira na íntegra: http://tinyurl.com/hv7yrjt

fechar

Barca leva prata no prêmio italiano A’Awards

ler mais

A Barca levou prata no prêmio italiano A’Awards com o a identidade para o movimento Borandá, realizado para WWF com planejamento e pesquisa da Together. O movimento visa incentivar a ida do público urbano às unidades de conservação da Mata Atlântica.

fechar

Barca expõe cartaz no Latin American Design Festival no Peru

ler mais

LAD Fest perguntou para alguns designers e estúdios latino-americanos “O que vem à mente quando você pensa no Peru?”. A Barca teve a honra de participar, criando um cartaz inspirado na cruz chakana, exposto no festival em Lima, Peru.

fechar

Greenpeace lança campanha ‘Carne ao Molho Madeira’

ler mais

O seu beef está destruindo a Amazônia? Greenpeace lança essa pergunta na campanha Carne ao Molho Madeira, apontando que a criação de gado é responsável por mais de 60% do desmatamento da Amazônia.

Pressionando os supermercados de Rio de Janeiro e São Paulo, o Greenpeace pretende cortar a compra de carne que é, de alguma forma, relacionada à essa cadeia. A Barca trabalhou no site da campanha (www.carneaomolhomadeira.org.br), nos relatórios em inglês e português, no vídeo de lançamento e em materiais impressos para divulgação.

 

fechar