Posters para exposição no Latin American Design Festival, no Peru.

Plus
  • EXPERTISE Poster design
  • ANO 2015
  • DIREÇÃO DE DESIGN Gabriela Namie
  • DESIGNERS Gabriela Namie e Jun Ioneda
  • EXPOSIÇÃO 2016 LAD Fest, Lima, Peru

CONTEXTO
LAD FEST (Latin American Design Festival) convidou alguns estúdios latinoamericanos para criar cartazes respondendo a seguinte questão: “O que vem a sua mente quando você pensa no Peru?”.

SOLUÇÃO
Como muitos países latinoamericanos, o Peru é uma mistura de pessoas, texturas e paisagens. Fizemos então três cartazes bem diferentes para mostrar visualmente nossas perspectivas.
Para o primeiro cartaz, montamos nossa interpretação da cruz chalana, símbolo originário dos povos Incas e pré-Incas. Ela representa o modo como estes povos viam o equilíbrio da vida – como forças vitais opostas: o sol e a terra, o humano e o Divino, etc. Essas dualidades são diluídas uma vez que são representadas a partir da mistura de cores e tramas de papel, mostrando que somos todos, como latino-americanos, partes interconectadas de uma mesma unidade.
No segundo cartaz, partimos da palavra “texto” que, em espanhol, também se origina da palavra tecer. Tecemos as padronagens geométricas dos povos Incas com nossa percepção de suas histórias: “Nessas terras, reina a tradição oral ouvida das mães, mantida por contos de deuses imortais. Não coube na mão do escrivão, em registros que se esvaem pelos tempos. Pertencem em vivem em nós (…) A oralidade me contou algo de mim e eu conto agora para você em registros tecidos entre nós”
Por último, nos inspiramos em como os Incas se voltaram para o céu para entender os ciclos da natureza e assim garantir alimento e prosperidade. Seu sistema educacional se baseava em matemática e astronomia. Esses conhecimentos e cultura são até hoje homenageados e estão vivos no país. Nosso terceiro cartaz para LAD Fest representa este envolvimento das diversas camadas históricas ao redor deste universo ancestral.

Notícias

Greenpeace lança Revolução Energética na Folha de São Paulo

ler mais

Ontem, dia 23 de agosto, o Greenpeace lançou o projeto Revolução Energética, com design do Estúdio Barca. O lançamento contou com um debate promovido pelo jornal Folha de São Paulo. Participaram Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica; Ildo Sauer, vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativas de Gases de Efeito Estufa do Brasil e Amilcar Guerreiro, diretor de estudos de energia elétrica da Empresa de Pesquisa Energética.

 

fechar

Revista alemã Form entrevista Estúdio Barca

ler mais

Confira a entrevista na íntegra aqui: http://form.de/en/magazine/form266/files

fechar

Exposição dos vencedores do A’Awards começa na Itália

ler mais

A exposição dos vencedores do prêmio A’Awards começou no dia 9 de junho em Como, Itália. O projeto Borandá da Barca viajará junto com a exposição ainda para Bolonha, Holanda e China:

“MOOD” Ex Chiesa di San Francesco (Itália)
09-28 junho, 2016

Cube Design Museum (Holanda)
02 julho – 04 agosto, 2016

Bologna Design Week (Itália)
28 setembro – 01 outubro, 2016

Shenzhen International Industrial Design Fair (China)
06-08 novembro, 2016

fechar

A’Awards entrevista Gabriela Namie sobre o Estúdio Barca

ler mais

Confira na íntegra: http://tinyurl.com/jtd97pt

fechar

Gabriela Namie e Jun Ioneda falam sobre a identidade do Movimento Borandá

ler mais

Confira na íntegra: http://tinyurl.com/hv7yrjt

fechar

Barca leva prata no prêmio italiano A’Awards

ler mais

A Barca levou prata no prêmio italiano A’Awards com o a identidade para o movimento Borandá, realizado para WWF com planejamento e pesquisa da Together. O movimento visa incentivar a ida do público urbano às unidades de conservação da Mata Atlântica.

fechar

Barca expõe cartaz no Latin American Design Festival no Peru

ler mais

LAD Fest perguntou para alguns designers e estúdios latino-americanos “O que vem à mente quando você pensa no Peru?”. A Barca teve a honra de participar, criando um cartaz inspirado na cruz chakana, exposto no festival em Lima, Peru.

fechar

Greenpeace lança campanha ‘Carne ao Molho Madeira’

ler mais

O seu beef está destruindo a Amazônia? Greenpeace lança essa pergunta na campanha Carne ao Molho Madeira, apontando que a criação de gado é responsável por mais de 60% do desmatamento da Amazônia.

Pressionando os supermercados de Rio de Janeiro e São Paulo, o Greenpeace pretende cortar a compra de carne que é, de alguma forma, relacionada à essa cadeia. A Barca trabalhou no site da campanha (www.carneaomolhomadeira.org.br), nos relatórios em inglês e português, no vídeo de lançamento e em materiais impressos para divulgação.

 

fechar