Posters para exposição no Latin American Design Festival, no Peru.

Plus
  • EXPERTISE Poster design
  • ANO 2015
  • DIREÇÃO DE DESIGN Gabriela Namie
  • DESIGNERS Gabriela Namie e Jun Ioneda
  • EXPOSIÇÃO 2016 LAD Fest, Lima, Peru

CONTEXTO
LAD FEST (Latin American Design Festival) convidou alguns estúdios latinoamericanos para criar cartazes respondendo a seguinte questão: “O que vem a sua mente quando você pensa no Peru?”.

SOLUÇÃO
Como muitos países latinoamericanos, o Peru é uma mistura de pessoas, texturas e paisagens. Fizemos então três cartazes bem diferentes para mostrar visualmente nossas perspectivas.
Para o primeiro cartaz, montamos nossa interpretação da cruz chalana, símbolo originário dos povos Incas e pré-Incas. Ela representa o modo como estes povos viam o equilíbrio da vida – como forças vitais opostas: o sol e a terra, o humano e o Divino, etc. Essas dualidades são diluídas uma vez que são representadas a partir da mistura de cores e tramas de papel, mostrando que somos todos, como latino-americanos, partes interconectadas de uma mesma unidade.
No segundo cartaz, partimos da palavra “texto” que, em espanhol, também se origina da palavra tecer. Tecemos as padronagens geométricas dos povos Incas com nossa percepção de suas histórias: “Nessas terras, reina a tradição oral ouvida das mães, mantida por contos de deuses imortais. Não coube na mão do escrivão, em registros que se esvaem pelos tempos. Pertencem em vivem em nós (…) A oralidade me contou algo de mim e eu conto agora para você em registros tecidos entre nós”
Por último, nos inspiramos em como os Incas se voltaram para o céu para entender os ciclos da natureza e assim garantir alimento e prosperidade. Seu sistema educacional se baseava em matemática e astronomia. Esses conhecimentos e cultura são até hoje homenageados e estão vivos no país. Nosso terceiro cartaz para LAD Fest representa este envolvimento das diversas camadas históricas ao redor deste universo ancestral.