Lúdico, não infantil.

Plus
  • CLIENTE Wish School
  • DIREÇÃO DE ARTE Gabriela Namie
  • DESIGNERS Gabriela Namie e Jun Ioneda
  • ILUSTRAÇÃO Gabriela Namie
  • ARTE-FINAL E PRODUÇÃO GRÁFICA Lucas Gini
  • ARQUITETURA Grupo Garoa

Wish é uma escola entre as 178 instituições educacionais brasileiras mais inovadoras, segundo o MEC (Ministério da Educação). Baseando-se nos princípios da educação holística, a escola não aplica provas, suas salas não possuem carteiras enfileiradas e as turmas são multietárias.

Sua marca, porém, não refletia seus valores. Seu símbolo/mascote, o sapo, remetia a histórias tradicionais infantis, nas quais o sapo vira príncipe. A mensagem passada era ligada à trajetória única e linear, não valorizando todos os tipos de inteligências. O que a Wish precisava contar é que está tudo bem ser o sapo, ou o príncipe, ou quem quiser. Precisávamos nos distanciar dos signos ligados à escola e às histórias tradicionais: o idealismo, a superioridade, o tratamento infantil à criança.
O novo símbolo, um W flexível, é uma referência à educação como ponte, à importância do lúdico no aprendizado, à cultura “mão na massa”. Suas diferentes formas possíveis relembram que a educação não deve tratar todas as crianças da mesma forma, como mercadoria. O sapo foi mantido, não como símbolo, mas como um personagem dentro de uma família maior. Seu uso agora é mais voltado ao berçário e suas formas são mais geométricas, menos “mastigadas”, se distanciando da estética e função de um “brinquedo pronto”.

Notícias

Greenpeace lança Revolução Energética na Folha de São Paulo

ler mais

Ontem, dia 23 de agosto, o Greenpeace lançou o projeto Revolução Energética, com design do Estúdio Barca. O lançamento contou com um debate promovido pelo jornal Folha de São Paulo. Participaram Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica; Ildo Sauer, vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativas de Gases de Efeito Estufa do Brasil e Amilcar Guerreiro, diretor de estudos de energia elétrica da Empresa de Pesquisa Energética.

 

fechar

Revista alemã Form entrevista Estúdio Barca

ler mais

Confira a entrevista na íntegra aqui: http://form.de/en/magazine/form266/files

fechar

Exposição dos vencedores do A’Awards começa na Itália

ler mais

A exposição dos vencedores do prêmio A’Awards começou no dia 9 de junho em Como, Itália. O projeto Borandá da Barca viajará junto com a exposição ainda para Bolonha, Holanda e China:

“MOOD” Ex Chiesa di San Francesco (Itália)
09-28 junho, 2016

Cube Design Museum (Holanda)
02 julho – 04 agosto, 2016

Bologna Design Week (Itália)
28 setembro – 01 outubro, 2016

Shenzhen International Industrial Design Fair (China)
06-08 novembro, 2016

fechar

A’Awards entrevista Gabriela Namie sobre o Estúdio Barca

ler mais

Confira na íntegra: http://tinyurl.com/jtd97pt

fechar

Gabriela Namie e Jun Ioneda falam sobre a identidade do Movimento Borandá

ler mais

Confira na íntegra: http://tinyurl.com/hv7yrjt

fechar

Barca leva prata no prêmio italiano A’Awards

ler mais

A Barca levou prata no prêmio italiano A’Awards com o a identidade para o movimento Borandá, realizado para WWF com planejamento e pesquisa da Together. O movimento visa incentivar a ida do público urbano às unidades de conservação da Mata Atlântica.

fechar

Barca expõe cartaz no Latin American Design Festival no Peru

ler mais

LAD Fest perguntou para alguns designers e estúdios latino-americanos “O que vem à mente quando você pensa no Peru?”. A Barca teve a honra de participar, criando um cartaz inspirado na cruz chakana, exposto no festival em Lima, Peru.

fechar

Greenpeace lança campanha ‘Carne ao Molho Madeira’

ler mais

O seu beef está destruindo a Amazônia? Greenpeace lança essa pergunta na campanha Carne ao Molho Madeira, apontando que a criação de gado é responsável por mais de 60% do desmatamento da Amazônia.

Pressionando os supermercados de Rio de Janeiro e São Paulo, o Greenpeace pretende cortar a compra de carne que é, de alguma forma, relacionada à essa cadeia. A Barca trabalhou no site da campanha (www.carneaomolhomadeira.org.br), nos relatórios em inglês e português, no vídeo de lançamento e em materiais impressos para divulgação.

 

fechar